Contagem registros da memória

0
1
Fotografia da exposição "Contagem - Fragmentos da Memória"

Obras de arte, mostra fotográfica, pinturas e homenagem ao aniversário de Contagem, que ocorre no dia 30 de agosto, são tema das exposições do Projeto Tudoaver neste mês em que se comemora os 106 anos de emancipação política do município e os seus 301 anos de história.

Contribuindo com a programação do aniversário da cidade, será aberta no dia 17, na Galeria da Prefeitura (sede), a mostra “Contagem – 106 anos de Emancipação Política/301 anos de História”. Com o tema “Contagem – Fragmentos da Memória”, a mostra ficará exposta até o dia 31 de agosto, com visitação aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição reúne uma série de imagens fotográficas, colhidas junto à comunidade, pela Casa de Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, ao longo dos últimos 26 anos.


As fotografias mostram vários aspectos da memória da nossa cidade, em diferentes situações, locais e períodos. Segundo a equipe do Tudoaver,

se essas imagens não conferem nítidos contornos à nossa identidade plural, são marcos da rica diversidade que nos define e capazes de catalisar os sentimentos mais profundos de identificação da nossa população com o nosso lugar.

Nossa História – Aberta desde o dia 1º, a mostra do projeto “Nossa História no Museu e na Fotografia” valoriza a história da cidade e as comunidades. A exposição está aberta a visitação na Galeria da Prefeitura até dia 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Desenvolvido pela ONG Move Cultura o Projeto Nossa História tem como público os cidadãos na melhor idade, moradores da Regional Industrial, em Contagem. O objetivo é reforçar os laços de pertencimento e identidade dos participantes com a cidade, por meio de metodologias participativas e colaborativas.

O projeto ofereceu durante os meses de abril a julho de 2017, aulas de Educação Patrimonial, curso de fotografia e visitas guiadas a comunidades tradicionais, museus e edificações tombadas. Todas as experiências foram registradas para a montagem dessa exposição. São 70 fotos impressas digitalmente no tamanho A3.

Pequenos formatos – Aberta no dia 04 de agosto, a exposição “Pequenos Formatos”, de José Amâncio de Carvalho, reúne uma série de pinturas, objetos e esculturas em pequenas dimensões. As pinturas em acrílica sobre papel apresentam composições livres que trafegam entre a figuração e a abstração. Já nas esculturas, elaboradas em bronze, outros metais ou madeira, prevalece a representação da figura humana, de forma estilizada.
A mostra está aberta a visitação na Galeria do Centro Cultura de Contagem até dia 31, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Na noite da vernissagem (10/08), foi promovido o lançamento do livro “Soldas poéticas”, em que Amâncio mostra sua faceta de escritor poeta.
Abstração – A exposição “Abstração da cor” que reúne pinturas em acrílica sobre tela da jovem artista Carla Bernardes, fica no Espaço das Artes do Big Shopping até o dia 31 de agosto e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 11 às 22h.
Essas abstrações partem da observação da natureza, para num processo de desconstrução das figuras e formas, elaborar composições cromáticas movimentadas e gestuais. Uma de suas referências é o pintor alemão Gerhard Richter, não por acaso um dos artistas remanescentes do “Expressionismo alemão”.

SEM COMENTÁRIOS