20 C
Contagem
sábado, abril 13, 2024
HomeCadernosPolíticaComissão aprova Distritão

Comissão aprova Distritão

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Após aprovar o texto-base da reforma política, a comissão especial da Câmara que discute mudanças no sistema eleitoral aprovou na madrugada de quinta-feira (10), por 17 votos a 15, uma emenda que estabelece o chamado “distritão” nas eleições de 2018 e de 2020 para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo, sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado atualmente.

A comissão também aprovou dobrar o valor previsto de recursos públicos que serão usados para financiar campanhas eleitorais. Segundo o texto, seria instituído o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que em 2018 levaria R$ 3,6 bilhões do Orçamento da União.

O texto apresentado originalmente pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) mantinha o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelecia que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritário e em lista preordenada, deve ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passa a valer para as eleições de 2022.

A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP, e o distritão seria um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022, mantendo a necessidade de regulamentação pelo Congresso.
A alteração no sistema eleitoral ainda precisa de aprovação, em dois turnos, no plenário da Câmara, para seguir para o Senado, onde também é necessária aprovação em dois turnos. Para valer na eleição do ano que vem, precisa ter sido aprovada na Câmara e no Senado até a primeira semana de outubro deste ano.

Como fica com o “distritão”:

– Cada estado ou prefeitura vira um distrito eleitoral.
– São eleitos os candidatos mais votados.
– Não são levados em conta os votos para o partido ou a coligação.
– Na prática, torna-se uma eleição majoritária, como já acontece na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar