Contagem recebe ambulâncias

0
9
Ao final da cerimônia no Palácio da Liberdade, as sete ambulâncias saíram de Belo Horizonte em comboio até Contagem (Fábio Silva/Lídia Bento)

A doação de sete novas ambulâncias para Contagem, anunciada no último dia 23 pelo governador Fernando Pimentel, durante cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, renova a frota, fortalecendo a rede de Urgência e Emergência da cidade.
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, participou do ato da entrega das chaves junto ao governador, ao secretário de Saúde de Contagem, Bruno Diniz, e outras autoridades.

Nossa frota era antiga e estava sujeita a manutenções em períodos pouco apropriados. Agora, a população terá mais segurança, mais conforto e mais pontualidade no serviço de urgência e emergência. E todos os que prestam esse serviço de socorrer e salvar vidas terão melhores condições de trabalho, afirmou o prefeito Alex de Freitas.

Bruno Diniz reafirmou o compromisso da gestão com a reestruturação dos serviços de urgência e emergência.

Assumimos a gestão do Samu com inúmeros problemas, como a falta de profissionais nas escalas dos plantões e de condições mínimas de trabalho. Já conseguimos, nos primeiros três meses, duas novas ambulâncias, que já estão em operação no Samu Contagem. Com essas sete novas ambulâncias, nossa frota passa a operar com total estrutura para os funcionários e para a população.

 

Renovação começou no início do ano

Das nove ambulâncias que compõem a frota que atende a microrregião Samu Contagem, formada também pelos municípios de Igarapé e Sarzedo, apenas quatro apresentavam condições de funcionamento em janeiro de 2017. Havia cinco veículos parados no pátio.
A renovação da frota começou já no primeiro trimestre do ano, quando duas ambulâncias foram renovadas. No segundo trimestre, sete ambulâncias, que já se revezavam no atendimento à população há uma média de sete anos, serão substituídas pelos veículos zero quilômetro entregues ao município, durante a cerimônia. Com isso, o Samu Contagem passa a contar com uma frota de nove ambulâncias totalmente renovada.
Segundo Hudson Douglas Ferreira, diretor do Samu microrregião Contagem, o ideal é que esses veículos fossem substituídos de três em três anos. “As ambulâncias são demandadas 24 horas por dia, o que exige uma manutenção e substituição no tempo adequado”, reforça o diretor.

Samu em números
O município conta com uma Central de Regulação de Urgências que trabalha com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e sete Unidades de Suporte Básico (USB), que realizam uma média de 1.280 atendimentos ao mês. Ao todo, na microrregional Samu Contagem, trabalham cerca de 160 profissionais, entre médicos (40), enfermeiros (15), técnicos em enfermagem

(64) e motoristas (18), entre outros trabalhadores.

SEM COMENTÁRIOS