Vem ai o “Rei-boi-liço Rosado Junino”

0
6
Festividade terá Boi Rosado e Boi Rosado Ambiental (Divulgação/Studium Eficaz)

Em comemoração aos aniversários de Guimarães Rosa, do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental, a Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado realiza em Contagem, neste sábado (24/06), às 15 horas, o “Rei-boi-liço Rosado Junino”.
A festividade terá início com o plantio de árvores no Clube Recreativo Arvoredo, onde fica o Viveiro Vivo do projeto Boi Rosado Ambiental. Depois, seguirá pelas ruas do Bairro Fonte Grande até a Casa dos Cacos, no Bairro Bernardo Monteiro.

Convidamos a todos para se juntarem ao Boi Rosado. Traga sua empolgação e um instrumento de percussão para fazermos um grande Rei-boi-liço Rosado Junino, convoca o professor, artista plástico, poeta e ambientalista, Severino Iabá, idealizador do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental.

Casa dos Casos – Segundo explica o professor Severino Iabá, haverá um abraço simbólico à Casa dos Cacos, em defesa deste patrimônio cultural abandonado há 12 anos pelo poder público municipal e que hoje sofre com invasões e vandalismo. A Casa de Cacos, expressa momentos da arte popular de Minas Gerais que, nos anos 1970, ganhou admiradores e notícias no Brasil e no mundo.

Fechada desde 2005, segundo a Prefeitura Municipal, para garantir a integridade da edificação, já que visitantes poderiam colocar em risco a estrutura do imóvel, a construção não recebeu a prometida atenção. E o que hoje se vê são os caprichosos mosaicos do imóvel sujos, com peças quebradas e a construção com ares de ruínas.

Programação
14h00 – Concentração na entrada do Clube Recreativo Arvoredo.
15h00 – Plantio de árvores dentro e fora do Clube Recreativo Arvoredo.
16h00 – Cortejo e apoio do Boi Rosado pelas ruas dos bairros Fonte Grande e Bernardo Monteiro com doação de flores.
16h40 – Chegada à Casa dos Cacos, abraço simbólico, canto de parabéns aos aniversariantes, corte do bolo, ciranda, caldo, suco, doação de brinquedos populares, flores e mudas de árvores nativas e frutíferas.
18h00 – Encerramento.

SEM COMENTÁRIOS