Inovação e Tecnologia

0
13
Nico, Maurício e outros robôs Lego podem ser vistos no Shopping Diamond Mall até 4 de junho (fotos: Divulgação/CNI-FIEMG)

O Sistema Fiemg traz à população de Belo Horizonte um presente especial, em comemoração ao Dia da Indústria, no dia 25 de maio: a “Expo Robô”. A exposição, que acontece no shopping Diamond Mall, na região centro-sul da capital mineira, até o dia 04 de junho, conta com o que há de mais moderno no mundo da inovação e tecnologia.
Dentre as atrações do espaço, estão os robôs Nico e Maurício. Enquanto o primeiro desafia os visitantes da exposição em partidas de jogo da velha e distribui prêmios de acordo com o resultado dos duelos, o outro prende a atenção dos participantes ao fazer desenhos milimétricos dos personagens de “A Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa.
Outros robôs Lego integram o estande demonstrando desafios e brincadeiras da modalidade. Exemplo disso são os robôs lutadores, que controlados virtualmente via tablet simulam uma luta de sumô. Já para quem gosta de velocidade, carros de corrida construídos de peças Lego também são outros atrativos da exposição.
A impressão 3D também está presente na ação. Além de os visitantes terem a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento de uma impressora deste tipo, a robô humanoide EVA, que foi construída a partir dessa tecnologia, vai interagir com o público por meio de comandos e sonorização.

Nesta data de comemoração, que é a Semana da Indústria, pretendemos demonstrar nossa preocupação com aspectos fundamentais para o desenvolvimento de nosso país, nosso estado e nossa sociedade. Por isso, estamos dando essa ênfase em aspectos como educação, inovação e tecnologia,

ressaltou o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, ao apontar o intuito da iniciativa de aproximar as ações da entidade da população utilizando a tecnologia como atrativo.

O empresário explicou o porquê da escolha dos robôs.

Temos desde robôs que são usados no setor produtivo para fabricação de peças que são utilizados no Senai para a Aprendizagem Industrial e foram reprogramados para atividades lúdicas da exposição. Além disso, há a robótica comumente usada pelo Sesi no ensino de matérias como matemática e física.

SEM COMENTÁRIOS