27.6 C
Contagem
segunda-feira, abril 15, 2024
HomeCadernosSaúdeVacinação contra a gripe ainda tem baixa adesão

Vacinação contra a gripe ainda tem baixa adesão

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Até o momento foram aplicadas apenas 1.024.297 doses da vacina contra a gripe em todo o estado de Minas Gerais, o que corresponde a pouco mais de 24,6% do público alvo da campanha, iniciada no dia 17 de abril.
O médico epidemiologista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), José Geraldo Leite Ribeiro, convoca a população prioritária e reforça que a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a gripe. A meta é imunizar 90% do público alvo, estimado em 5,5 milhões de pessoas, até o dia 26 de maio, data que termina a campanha.

Alguns grupos da sociedade têm direito a vacina contra a gripe pelo SUS. E tomar a vacina é uma maneira de exercer seu direito e ficar protegido contra as formas graves da doença. Portanto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, cardíacos, problemas pulmonares crônicos, entre outros). Também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas, explica Ribeiro.

 

Meta é imunizar 9 mil professores do município

Os professores da rede pública e particular de Contagem estão no quadro de prioridades da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A reinvidicação foi feita pela categoria ao Ministério da Saúde. Os profissionais argumentam que por trabalhar com um vasto público tinham que fazer parte do chamado grupo de risco.
A imunização segue até 26 de maio e pretende atender os 9 mil professores que trabalham no município. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os profissionais de ensino procurem uma das 48 salas de vacinação da cidade. Basta levar documento de identidade e cartão de vacina. Também é preciso apresentar contracheque ou outro documento que comprove a profissão.
As salas funcionam de segunda à sexta-feira. Os horários variam de acordo com a unidade: as com Estratégia Saúde da Família funcionam das 8h30 às 16h30 e as que não contam com esse serviço das 7h30 às 18h30.
“Dia D” – A Secretaria de Saúde promoverá uma ação especial de vacinação em 13 de maio, dia de mobilização nacional para a campanha, conhecido como o “Dia D”. Na oportunidade, todos que se enquadram nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde vão receber a vacina. O evento será em realizado em um sábado e o objetivo é atender a todos do grupo de risco.

É importante que os profissionais da educação tomem a vacina
para prevenir o adoecimento, explica Fernanda Almeida,
Diretora de Imunização do Município de Contagem.

Desde o início da campanha, em 17 de abril, mais de 10 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Contagem.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar