Entrega da RAIS 2017

0
14

Termina no próximo dia 17 de março o prazo para que as empresas com CNPJ ativo na Receita Federal entreguem a RAIS – Relação Anual de Informações Sociais referente ao ano-base 2016. É também necessário haver, por parte das pessoas jurídicas, um certificado digital válido para o envio de informações via Internet, ao Ministério do Trabalho.

A RAIS é um mecanismo de coleta de dados e informações socioeconômicas que tem como finalidade controlar a atividade trabalhista existente no país. Como uma ferramenta de auxilio tanto ao empregador quanto ao empregado, a sua entrega é obrigatória por parte das pessoas jurídicas, e as que não a apresentam dentro do prazo ficam sujeitas a multa de até R$ 42.641.

Além das PJs, devem entregar a RAIS 2016 PFs que tenham empregado algum funcionário no ano anterior, com exceção de empregados domésticos, diretores sem vínculo empregatício, autônomos, eventuais e ocupantes de cargos eletivos. Micro e pequenas empresas que não tenham contratado empregados no ano anterior também devem declarar a RAIS Negativa, que informa apenas seus dados cadastrais.

SEM COMENTÁRIOS