Cada um e todos

0
18

Nas empresas e na vida particular, a qualidade é resultado da dedicação individual associada a planos coletivos.
Individualmente, cada pessoa cuida do que lhe compete. E o que cada pessoa deve fazer está vinculado a um sistema maior, em que a atuação de uns interfere direta ou indiretamente no que todos os outros fazem.
Para assegurar que cada pessoa faça a coisa certa, há a padronização. Porém, como o mundo é dinâmico, a padronização também precisa ser revista periodicamente.
O 5S Semanal facilita esta verificação constante da validade dos padrões.
5S Semanal – Na sexta, no sábado e no domingo, cada pessoa reforça sua autodisciplina no cuidado dos Fatores de Qualidade (Ambientes, Pessoas, Equipamentos, Materiais, Métodos e Medidas).
Na segunda-feira, graças a boa base de autodisciplina, melhora o uso dos recursos, de acordo com padrões estabelecidos.
Na terça, melhora a ordem.
Na quarta, a limpeza.
Na quinta-feira, confere se os padrões foram seguidos devidamente e, mais, verifica se algumas melhorias devem ser incorporadas aos padrões, visando a saúde da instituição, do trabalhador e de outras partes interessadas.
Finalmente, na sexta-feira, os trabalhadores se reúnem e se perguntam como foi a autodisciplina na semana. Haverá pontos em que tudo foi bem. Comemoram estes pontos e se apoiam neles para se dedicarem, na próxima semana, à melhoria do que ainda não está bem.
A semana tem a vantagem de não ser nem muito longa e nem muito curta, permitindo a prática e a reflexão sobre a prática em intervalos ideais, mantendo a qualidade como assunto do dia a dia.
Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

SEM COMENTÁRIOS