26.4 C
Contagem
segunda-feira, abril 15, 2024
HomeColunas5sSegurança social e no trabalho

Segurança social e no trabalho

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Imagine buscar segurança em uma empresa com a mesma receita que é sugerida para a segurança pública: mais policiamento e prisão dos infratores.
A empresa teria que pagar também os salários dos policiais e o sustento de trabalhadores presos. Seu custo seria tão alto que não conseguiria atender seus clientes com preço de qualidade.

Por isso, nas empresas, as pessoas são educadas e treinadas para agir com segurança. Nisto inclui bom Senso de Autodisciplina, ou seja, cada um assumir suas responsabilidades. Isso é investir na prevenção.

A prevenção é um meio poderoso de garantir a segurança tanto nas empresas quanto na sociedade. Policiamento e prisão de infratores é agir no efeito. Do mesmo modo que esta receita fica cara para a empresa, também é cara para a sociedade. Durante anos, pessoas usam o serviço público, na infância e na adolescência. Quando chegam à idade produtiva são encarceradas: não agregam valor e ainda geram mais despesas públicas.
A segurança pública não deve ter como indicador principal a quantidade de policiamento e pessoas encarce- radas. O principal indicador da segurança deve ser a capacidade de seus cidadãos de conquistar qualidade de vida sem comprometer a qualidade de vida de outros.
E qualidade de vida não é cara. Passa pelo Senso de Utilização, do uso adequado de energia, de oportunidades, ficando só com o que é necessário, destinando o que não precisa para onde possa ser útil.
É uma economia mais leve, sem tanta necessidade de crescimento econômico. É a sustentatibilidade do convívio social, da economia e do ecossistema.
Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar