Centro de hemodinâmica

0
19

Um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) e aprovado por todos os vereadores de Contagem na plenária de terça-feira (14) pede a construção de um centro de hemodinâmica na cidade. O objetivo é tratar de forma mais ágil os pacientes da região que sofram de problemas cardiovasculares, incluindo os eventos agudos, reduzindo a mortalidade e as sequelas desses pacientes.

Em destaque, o autor do requerimento explicou a importância da hemodinâmica para a preservação da vida de quem sofre de problemas cardíacos, renais e neurológicos, e a necessidade de sua instalação no município. Dr. Wellington destacou que muitas cidades menores do que Contagem já contam com esse equipamento de saúde, e que sua instalação no município poderia beneficiar, inclusive, cidades vizinhas.

Hoje, todo paciente que não tem convênio, quando infarta, vai para uma UPA ou para um hospital; e, onde quer que ele esteja, não conseguimos fazer um tratamento em nosso município, pois ele precisa de um cateterismo, e não temos um centro de hemodinâmica para dar andamento, pontuou o vereador, acrescentando que esse paciente pode ficar até sete dias internado, esperando uma vaga em Belo Horizonte.

Dr. Wellington reforçou que o centro de hemodinâmica, além de salvar vidas, pode reduzir os custos do sistema de saúde. “Perdemos vidas no município e ocupamos um espaço que não precisamos, pois o cateterismo é um procedimento rápido – depois que o paciente o realiza, tem um segundo passo de dois a três dias apenas”. E concluiu pedindo apoio da Comissão de Saúde da Câmara e de todos os vereadores.

SEM COMENTÁRIOS