Simulador de direção

0
15

Aprimorar o treinamento dos motoristas profissionais de cargas e passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores. Com este objetivo, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), unidade Contagem, inaugurou na terça-feira (13) o primeiro simulador de direção.

O projeto “Simulador de direção Sest/Senat – Eficiência e Segurança no Trânsito” disponibilizará 60 equipamentos híbridos para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus até junho de 2017. Nesta data todos os simuladores deverão estar disponibilizados.

Eles passarão a fazer parte dos treinamentos da instituição.
Em Minas Gerais serão ao todo 14 simuladores. No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica.
Cursos – Cinco cursos estão sendo lançados, adaptados ao equipamento. Os conteúdos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais e manobras. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.
Nas unidades, estão sendo construídas salas específicas para o treinamento. A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos.

Esse é um projeto inovador de alta tecnologia. O aluno terá a chance de vivenciar em um ambiente virtual situações de risco a que ele está exposto no dia a dia. Quando ele for trabalhar em um veículo mais moderno, ele poderá ter mais facilidade depois de ter passado pela capacitação no simulador

comenta Vander Francisco Costa, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg).
A unidade do Sest/Senat de Contagem está localizada na Rua Dorinato Lima, 450, bairro Inconfidentes, telefone (31) 3369-2700.

SEM COMENTÁRIOS