Otimismo no varejo

0
13

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem avalia que as vendas natalinas devem crescer de 3% a 5%, em relação ao ano passado e que o consumidor gastará um pouco acima do registrado em outras datas comemorativas: o ticket médio deve ficar em torno de R$ 100,00.
O empresário Frank Sinatra, presidente da entidade, acredita que mesmo com o momento delicado da economia do país, as pessoas não deixarão de comprar os presentes de natal.

O que deve acontecer é uma redução no valor gasto com presentes de natal. Mesmo assim estamos otimistas e acreditamos que o comércio deve dar uma alavancada neste mês de dezembro, que é historicamente o melhor mês para o comércio.

Os itens mais procurados serão roupas, brinquedos, perfumaria, calçados e eletroeletrônicos.
Para atender à demanda mais retraída, por conta do aperto no orçamento doméstico, os empresários estão se adequando para conquistar o consumidor, nesta que é a melhor época do varejo nacional. Como instrumentos para aumentar as vendas, os lojistas contagenses apostam nas promoções, liquidações, propaganda, formas de pagamento facilitado, decoração da loja e da vitrine e lançamento de novos produtos.
Para conquistar os clientes é necessário também usar de criatividade, inovar.

Para isso, os lojistas devem negociar preços com seus fornecedores para oferecer um produto mais acessível ao consumidor, e oferecer um atendimento diferenciado, de qualidade, acrescentou o líder lojista.

Com relação ao 13º salário dos trabalhadores, Frank acredita que, na atual conjuntura, uma parte dos consumidores usará o recurso também para pagar dívidas.

Quitar contas em atraso é a prioridade número um das pessoas, mas elas devem gastar pelo menos parte do salário com presentes de natal e compras de fim de ano, afirmou.

Sobre as perspectivas para 2017, Frank Sinatra acredita que será um ano difícil, mas que o empresário contagense está reagindo.

Enfrentaremos os desafios, como sempre fizemos. Quanto antes começarmos a pensar em soluções e em novas maneiras de agir, mais rápido nos recuperaremos e poderemos vivenciar um período mais próspero que certamente virá. As crises passam. Temos que acreditar e fazer as coisas acontecerem, diz otimista.

Horário especial – O Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité (SCCI) divulgou os horários especiais do comércio para o período natalino.
Do dia 16 a 23 de dezembro, as lojas instaladas em shopping devem funcionar das 10h às 23h. Na véspera do natal, dia 24, o comércio fica aberto das 9h às 19h. No sábado, dia 31, o comércio abre às 10h e fecha às 18h.
As lojas de rua devem funcionar de 8h às 20h, do dia 16 a 23 de dezembro. No sábado, dia 24, o comércio fica aberto das 8h às 20h. No dia 31, véspera do Ano Novo, o comercio de rua abre das 8h às 18h.
O horário de funcionamento das empresas de supermercados, inclusas nos grupos 471 e 472 do Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), será o seguinte:
Dias Horário
16 a 23/12 – sexta-feira a quarta-feira – 8 às 23 hs
24/12 Quinta-feira 8 às 19 hs
31/12 Quinta-feira 8 às 18 hs

SEM COMENTÁRIOS