Assumindo responsabilidade

0
20

Entendo o 5S como sistema porque os cinco sensos são partes complementares e imprescindíveis.
Um senso para melhorar e cuidar do uso. Outro para melhorar e cuidar da ordem. Um terceiro para melhorar e cuidar da limpeza.
Isso realizado, é preciso padronizar para não perder o que foi feito. A padronização faz parte do quarto senso, de Saúde. Tem esse nome porque orienta que sejam definidos padrões saudáveis.

Como sabemos, não bastam os padrões. Eles precisam ser seguidos.

Por isso, o 5S tem cinco sensos. O quinto, de Autodisciplina, nos orienta a assumir a responsabilidade de seguir os padrões e, quando necessário, melhorá-los.
Geralmente, o quinto senso não é bem orientado. Há consultores que pensam que é o mais difícil. É como olhar para um abacaxi com casca e espinhento. Há um núcleo saboroso, porém de certa dificuldade de acesso.

Mantendo a comparação do Senso de Autodisciplina com o abacaxi, podemos perceber que ele tem algo de saboroso em seu núcleo. Chegando lá, a vida fica fascinante e produtiva. E isso é fácil, já que este senso não tem casca e nem espinhos.

O sabor do Senso de Autodisciplina é sua capacidade de nos mostrar o quanto somos capazes, promovendo a gostosa sensação de realização pessoal, profissional e como cidadão.
Para chegar neste núcleo, basta compromisso, assumir a responsabilidade de cuidar do que se deve cuidar.
Assuma a responsabilidade de cuidar do ambiente que frequenta, cuidar de si mesmo, dos equipamentos que usa, os materiais que consome, seus métodos e medidas. Você vai se sentir mais vivo do que nunca.
Wagner Matias de Andrade – www.5s.com.br

SEM COMENTÁRIOS