20 C
Contagem
sábado, abril 13, 2024
HomeCadernosGeralCuidados com a alimentação no natal

Cuidados com a alimentação no natal

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Alguns especialistas afirmam ser possível engordar mais de 2kg em apenas uma noite natalina. É claro que o esforço para manter o corpo em dia e comer de maneira saudável deve ser durante todo o ano, mas é preciso redobrar a atenção nessa reta final. Nina Caselato, nutricionista clínica e funcional afirma ser possível aproveitar as festas sem sair da linha. “O importante é tirar o foco dos alimentos e sim aproveitar as companhias, o evento.

Dê uma olhada geral em todos os alimentos que tem na ceia primeiramente e depois escolha o que irá comer. Não saia comendo tudo!”. Uma boa dica da especialista é comer algo antes de ir à festa para não chegar com muita fome. “E tente comer de uma única vez ao invés de ficar beliscando, já que assim perdemos a noção do quanto comemos”, afirma.

Como geralmente são muitas opções, a nutricionista recomenda optar por alimentos que sejam mais saudáveis ou menos gordurosos.

Para carne, por exemplo, seria interessante um bacalhau ou lombo ou até mesmo carnes magras assadas e grelhadas. Use condimentos como gengibre, açafrão e canela para dar um toque especial, além disso, tente não comprar carnes que já vêm temperadas. Escolha também acompanhamentos como salada, arroz com lentilha, purê e evite farofas com muito bacon e manteiga, explicou Nina.

De acordo com a nutricionista, não é recomendável comer menos em uma parte do dia para tentar compensar à noite ou durante o evento, mas usar a estratégia de comer de maneira mais leve e saudável em um dos períodos pode ajudar. “É interessante tomar chás para manter a hidratação, comer bem no almoço uma salada com uma carne e antes do evento ingerir uma omelete, por exemplo, ou uma salada com carne, caso já saiba que vai demorar”.
A importância do sono – Ela ainda ressalta que é importante regular o sono. “Geralmente, em dias de festas, vamos dormir mais tarde do que o normal e isso pode refletir na alimentação. A dica é comer alimentos ricos em tripfotano (banana, castanhas, amêndoas, atum e abacate) que irão ajudar no cansaço”, destacou.

Fonte: Nina Caselato, nutricionista clínica e funcional. Atua na Clínica Nuthree, em Belo Horizonte.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar