23.6 C
Contagem
quarta-feira, março 27, 2024
HomeCadernosCulturaAquarela & sabores

Aquarela & sabores

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1226 22 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Fortes chuvas causa estragos

Destruição A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na...

Mobilização “Minas Grita pelo Leite”

Um evento que reuniu mais de 7 mil produtores...

Programa Asfalto Novo

Mais Segurança Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo...

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15...
Ir para Criarteweb

A Fundac realizou na Galeria do Centro Cultural de Contagem, o lançamento da publicação Aquarela e Sabores da Culinária Mineira, no último dia 06 de dezembro. O lançamento marcou também o início de uma exposição, na mesma galeria, com as artistas Gerosina Marques, Helena Rodrigues e a participação especial de Leir Barbosa, que ficará em cartaz até o final de dezembro.
O livro surgiu de uma parceria entre onze ilustradores em um projeto de pesquisa e registro das plantas de quintal utilizadas na culinária mineira. Através da técnica de aquarela apresentam uma rica iconografia das plantas, seus frutos, folhas, flores e raízes. Soma-se a essas imagens, o sabor das receitas elaboradas pelo chef Eduardo Avelar, em releituras contemporâneas dos ingredientes, completando um menu que inspira e estimula todos os sentidos. Publicado pela Editora Unicult, em 2014, tem a assinatura de Gerosina Marques e a participação, entre outros aquarelistas, da artista plástica de Contagem, Helena Rodrigues.
Mesmo em uma sociedade repleta de recursos tecnológicos, a ilustração naturalista ainda é uma forma de representar o tema estudado de uma maneira mais didática, que atende não só ao objetivo acadêmico, mas traz beleza e desperta interesse nos leitores. O aspecto decorativo é outro ponto importante do livro e da mostra, que por sua leveza e simplicidade provoca o desejo de contemplação e admiração.
A exposição – Os trabalhos de Helena Rodrigues e Gerosina Marques ilustram o livro: Aquarela & sabores da culinária mineira. Seguindo a mesma linha e atendendo ao convite das amigas, Leir Barbosa ajuda a compor esta exposição com trabalhos que não estão presentes na publicação, mas reforçam e valorizam ainda mais a mostra. Estas aquarelas foram realizadas com objetivo documental e científico, representando plantas que estão presentes na culinária mineira. As pinturas organizadas em forma de exposição mostram ao público de Contagem que a arte atende a vários objetivos. A mostra ficará aberta à visitação, de segunda a sexta, das 9 às 17h, até 30/12, com entrada franca.

Serviço
Exposição:
Até 30 de dezembro
Galeria do Centro Cultural
(Casa Amarela)
Rua Dr. Cassiano, 130, Centro
Abertura da Exposição e Lançamento do Livro
Visitação:
de 2ª a 6ª, das 9 às 17h
Informações: (31) 3352-5347
projetotudoaver@gmail.com
Contato:
Helena Rodrigues
helenaeldorado@hotmail.com

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar