Tempo não se perde

0
26

Uma das características do primeiro S do 5S, o Seiri, é a separação do que é útil do que não é.
Para fazer uma separação adequada, é preciso ter senso de utilidade das coisas, ou seja, Senso de Utilização, uma das traduções deste senso.

O Seiri é conhecido também como Descarte. Porque não basta separar o que é útil do que não é. É preciso tirar de perto de nós o que não nos é útil, que fica atrapalhando, e enviar para onde possa ser útil.

A tradução do Seiri para Senso de Utilização dá ao primeiro S do 5S um significado especial e abrangente: reforça a reflexão sobre a utilidade das coisas.
Com isso, podemos perceber várias oportunidades de melhorias que não seriam percebidas somente com a palavra descarte.
Com a palavra descarte, o personagem da tira em quadrinhos pode descartar alguns pensamentos inúteis, facilitando a sua concentração em alguma ideia que precisa ser melhorada.

Com o Senso de Utilização ele se perguntou “como posso utilizar melhor o tempo de espera?”

A partir deste exemplo, faço o desafio: se você perde muito tempo em esperas ou no trânsito engarrafado, experimente usar este tempo para se organizar, melhorar ideias, definir seu plano de ação. E mais, se seus liderados reclamam das horas que perdem diariamente nestas situações, leve-os a praticar o Senso de Utilização nesses momentos.
Vários livros que li e ideias que desenvolvi, cartilhas e livros que escrevi estão em minha memória associados a horas que fiquei em filas, ônibus, engarrafamentos, esperas em aeroportos.
Para aproveitar bem estes momentos, você só precisa do que sempre leva com você: a cabeça.

Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

SEM COMENTÁRIOS