25 C
Contagem
quinta-feira, março 28, 2024
HomeCadernosEconomiaControle suas finanças

Controle suas finanças

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1226 22 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Fortes chuvas causa estragos

Destruição A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na...

Mobilização “Minas Grita pelo Leite”

Um evento que reuniu mais de 7 mil produtores...

Programa Asfalto Novo

Mais Segurança Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo...

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15...
Ir para Criarteweb

Com as festas de fim de ano chegam também as despesas extras: listas de presentes, organização de confraternizações e planejamento de viagens ocupam o tempo e o bolso de quem está se preparando para comemorar. Para não se perder nas contas e acabar amargando o orçamento, a palavra-chave é planejamento.
Confira as dicas que separamos para que você organize os seus gastos, aproveite ao máximo as festas e ainda comece o ano com o pé direito: no azul e pronta para realizar os seus sonhos em 2017.

Planeje o seu orçamento
O primeiro passo para garantir o seu controle financeiro durante as festas é fazer um bom estudo e planejamento do seu orçamento.
Contabilize as suas receitas no período, considerando os ganhos extras que tiver, como 13º salário, férias ou bonificações. Depois é hora de partir para as despesas: tanto as fixas, quanto as variáveis. É importante considerar também os gastos extras que terá no início do ano, com IPTU, IPVA e material escolar, por exemplo.
Mas não para por aí: para garantir que você conquiste os seus sonhos será preciso planejá-los. Por isso, crie suas metas para o próximo ano e considere também os seus valores. Pode parecer difícil organizar tudo isso, mas começar o ano já endividada só dificultará o seu trabalho.

Quanto pode gastar…
Agora é hora de fazer a análise desse orçamento: veja onde há margem para corte e qual é o espaço para novos gastos. Com esses valores em mãos, você irá descobrir o quanto poderá gastar com as festas sem prejudicar o orçamento.
Faça uma lista de todos os gastos previstos para o período e crie um teto para cada categoria. Claro que você não precisa seguir tudo à risca, mas quanto mais realista forem as previsões, mais bem-sucedido será o seu planejamento.

… e tenha disciplina
Evitar as compras impulsivas nesse período é um grande desafio: são tantas opções de presentes, comidas e passeios que não é difícil extrapolar as previsões de gastos. Por isso, é importante ter disciplina para não cair na armadilha de comprar coisas que você nem queria, só por impulso.
Para evitar esse problema, uma boa dica é sair da loja, respirar, avaliar se você realmente deseja ou precisa daquele produto e só comprar se tiver certeza de que é a melhor escolha.

Pesquise preços
Para garantir boas compras, é fundamental pesquisar preços. Para isso, verifique os valores e as condições de pagamento oferecidas por diversas lojas. Você também pode usar sites específicos para comparação de preços, como o Buscapé, Google Shopping e Zoom. E lembre-se: sempre tente negociar a compra e pedir descontos ao vendedor.

Evite o parcelamento
Outra dica para não se complicar com as contas é evitar o parcelamento. Com isso, você diminui as chances de se perder nos números e começar o ano com mais despesas do que pode pagar. Se for inevitável parcelar algumas compras, entretanto, anote todos os gastos e prazos de pagamento em uma planilha. Assim, você pode saber o quanto está gastando e garante que esse valor caiba no seu bolso.

Compartilhe os gastos
Para organizar as festas de fim de ano, é comum dividir os gastos com amigos ou familiares. Para não se perder nas contas e evitar que alguém fique sobrecarregado, é importante que vocês façam o controle desses valores.
Isso pode ser organizado por meio de um planilha compartilhada, onde cada um anota o que gastou, ou de uma vaquinha compartilhada, na qual todo mundo colabora antecipadamente com a comemoração.
Fonte: Finanças Femininas
http://financasfemininas.uol.com.br/como-se-preparar-para-as-despesas-de-fim-de-ano/

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar