Expectativa de vida

0
30

Fazer musculação traz não só os visíveis benefícios estéticos como também melhora a condição cardiovascular, garante força e flexibilidade, aumenta a densidade óssea, diminui a gordura corporal e reduz sintomas de doenças crônicas como artrose, diabetes, osteoporose e obesidade. Por essas e outras razões, a prática de um programa regular de fortalecimento, aliada aos exercícios aeróbios, é indicada para todas as idades, especialmente os idosos.

Apesar de a terceira idade atualmente não representar nem 14% dos brasileiros, de acordo com o IBGE, hoje quase um terço dos frequentadores de academias de ginástica fazem parte deste grupo. E a tendência é de crescimento contínuo dessa população. Em 2004 os maiores de 60 anos representavam 9,7% da população, número este que aumentou para 13,7% em 2014 e que deve chegar a 18,6% em 2030, segundo o Instituto.

De acordo com Waldo Costa, educador físico e Master Trainer LFA (Life Fitness Academy) da Life Fitness Brasil, a população idosa, em especial as mulheres, é acometida de um processo conhecido como desmineralização óssea – popularmente conhecida como “osteoporose” -, o que gera uma enorme fragilidade na estrutura do osso. “A musculação bem orientada e em equipamentos apropriados para essa faixa etária é a principal ferramenta de prevenção e até mesmo reversão de alguns casos diagnosticados. O processo de contração muscular gera uma tensão no osso, chamado também de sobrecarga tensional, e isso estimula os osteoblastos, que são as células do osso responsáveis pela calcificação e “construção” de nosso tecido ósseo”, explica.

Sendo assim, a musculação se posiciona como um sistema de prescrição onde é possível ter um maior controle das variáveis de sobrecarga tensional e também metabólica, gerando benefícios como calcificação óssea, ganho de massa muscular, redução de percentual de gordura quando associada a uma alimentação balanceada e também a produção de inúmeros hormônios benéficos para a melhoria da qualidade de vida. Procure um profissional qualificado e uma academia com equipamentos de qualidade e comece agora mesmo!, recomenda Waldo Costa, Master Trainer LFA (Life Fitness Academy) da Life Fitness Brasil.

SEM COMENTÁRIOS