23.2 C
Contagem
quarta-feira, abril 17, 2024
HomeCadernosSaúdeAlimentação para o Verão

Alimentação para o Verão

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Verão chegando e todo mundo reforça a importância de usar protetor solar, mas não é só isso que pode nos proteger do calor excessivo. Adotar uma alimentação saudável é essencial para evitar problemas de saúde, garantir um corpo em forma e até mesmo melhorar o aspecto da nossa pele.

O corpo humano é formado por aproximadamente 60% de água, fundamental para diversas funções vitais do organismo, lembrando que 1 a 2% de perda de água já leva a alterações na função cognitiva, com prejuízos na percepção visual, memória e atenção. Assim, a ingestão de líquidos deve ser constante ao longo do dia e não se deve esperar ter sensação de sede, pois esse já é um sinal de desidratação.

Por isso, Nina Caselato, nutricionista funcional afirma que o principal cuidado nesta época deve ser em relação à hidratação, sempre com água natural ou chás.

Sucos e água de coco também são boas opções, mas é importante estar atento à quantidade que ingerimos, já que essas duas opções têm carboidratos em sua composição. Exatamente por esse mesmo motivo não é indicado também o consumo de picolés, sorvetes e açaí.

Reflexos na pele – A nutricionista explica ainda que alimentos ricos em antioxidantes, como tomate, peixe, cacau e melancia, são excelentes aliados para deixar a pele mais bonita e sem manchas.

Eles favorecem o bom funcionamento do nosso organismo. Frutas, legumes, chás, castanhas, devem ser incluídos frequentemente em nossa alimentação diária.

Para ajudar a manter uma pele bonita, firme e bronzeada, Nina afirma que os alimentos são essenciais. “Para prolongar o bronzeado, devemos ingerir alimentos ricos em beta caroteno como cenoura, acerola e tomate são fundamentais. Para deixar a pele firme invista no chá verde, colágeno, linhaça e peixes. E não deixe de acrescentar as castanhas, que dão vitalidade à pele e são ricas em zinco e vitamina E”, ressaltou a especialista.

Fonte: Nina Caselato, nutricionista clínica e funcional. Atua na Clínica Nuthree, em Belo Horizonte.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar