51 anos da Cohab

0
28

O plenário da Assembleia ficou lotado na noite de terça-feira (30) para a reunião especial de comemoração dos 51 anos de existência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab). O evento foi realizado a requerimento do líder do governo Fernando Pimentel (PT) na Casa, deputado Durval Ângelo (PT), e foi palco do anúncio de novos programas da companhia pelo presidente do órgão, Alessandro Marques.

Durante a reunião, o deputado salientou a importância da atuação da Cohab para reduzir o deficit habitacional, que apenas na região metropolitana de Belo Horizonte é de 170 mil moradias. Segundo a Fundação João Pinheiro, em 2012 o deficit habitacional de Minas beirava 500 mil unidades, problema agravado pelo êxodo rural verificado a partir de meados da década de 1960 e que levou à situação atual, na qual 84% da população vivem nas cidades.

Há poucos anos, o problema estava restrito às grandes cidades. Hoje, se alastra por municípios médios e até em algumas cidades menores, observou.

Durval ressaltou a importância de programas habitacionais dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, como o Minha Casa, Minha Vida, e a importância da parceria e do diálogo entre diferentes instâncias de governo para a redução do deficit habitacional.

SEM COMENTÁRIOS