Melhoria contínua e equilíbrio

0
166

Há duas imagens que permeiam todo meu material didático sobre 5S: uma escada e uma corda bamba. Elas representam a aplicação dos cinco sensos no crescimento do ser humano, base para atender o que compete a cada um de nós no artigo 205, sobre educação, da Constituição Brasileira. A educação visa o

pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para ao exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A educação é responsabilidade de cada um de nós, como sociedade, família e governo democrático. E a educação se faz por vários caminhos. Geralmente, parecidos com escadas ou com cordas bambas.

A escada da vida – A escada representa a melhoria contínua. Quando se aprende alguma coisa, é como subir um degrau, de onde é possível ver mais longe, descobrir novas oportunidades de melhoria. Atendidas, sobe-se mais. Chamo de escada da vida porque a vida é assim: aprendemos a andar, falar, ler e escrever. Com essas competências vamos aonde podemos aprender mais. A vida precisa de aprendizado contínuo.

A corda bamba – A corda bamba representa os desafios que enfrentamos. Precisamos desenvolver capacidade de nos equilibrar em caminhos acidentados ou desconhecidos. A capacidade de equilíbrio é acúmulo de infinitos conhecimentos da realidade, desenvolvimento de habilidades neurológicas, musculares, de valores morais e éticos.
O sonho é o motivador para enfrentar desafios. A missão da instituição em que participamos é como o corrimão em que nos apoiamos, com que colaboramos. Havendo o corrimão, não nos acomodamos.
Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

SEM COMENTÁRIOS