22 C
Contagem
domingo, abril 21, 2024

Dia dos pais

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

No domingo, 13 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia dos Pais (a data varia conforme o país). Embora, tal como Dia das Mães, tenha como um dos seus frutos o incremento comercial, isso não a desmerece como indutora de propósito mais altruístico: o de homenagear um dos polos fundamentais da família e fortalecer os laços familiares e o respeito por aquele que nos ofereceu a oportunidade da vida.

Mas qual é a origem do Dia dos Pais e por que no Brasil é comemorado em agosto?

Uma das versões sobre o surgimento da data conta que a responsável pela criação do Dia dos Pais seria Sonora Louise Smart Dodd. Em 1909, enquanto assistia a uma comemoração do Dia das Mães, ela teria tido a ideia de homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana.
O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data fosse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo de junho. No entanto, a data só foi oficializada no ano de 1966, pelo Presidente Richard Nixon. Em 1972, tornou-se feriado nacional.
Existe ainda uma tradição que diz que essa data originou-se na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.
No Brasil a data só aconteceu em 14 de agosto 1953. O Dia dos Pais foi pensado pelo publicitário Sylvio Bhering, que preparou um concurso para homenagear os pais. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.
Parabéns a todos os pais, seja biológico ou por adoção.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar