Própolis verde

0
76

Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias criaram um gel e um enxa- guante bucal à base de própolis verde para o tratamento e prevenção de doenças e infecções na boca. O produto é recomendado para pacientes que realizam tratamento oncológico, principalmente os submetidos a radioterapias, que estão mais expostos a inflamações na boca. Portadores de HIV e idosos que utilizam dentadura também serão beneficiados.

Típica de Minas Gerais, a própolis verde é fabricada pelas abelhas que coletam resina do alecrim do campo. “Hoje, o estado exporta o produto como matéria bruta, pois ela é comercializada como alimento. Nossa ideia foi agregar valor, já que a própolis verde tem propriedade antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”, explica a bióloga da Funed e coordenadora da pesquisa, Esther Bastos.

JC1092-1003

Comercialização – Os produtos, que passaram pela fase de testes em laboratório e clínicos, já estão patenteados e possuem menor custo de produção que os encontrados hoje em mercado. O objetivo é que sejam disponibilizados para o SUS. “Estamos em fase de abertura de edital público para buscar um parceiro que tenha fábrica certificada pela Anvisa para produzir o medicamento. Assim, poderá ser feito o registro e o produto chega ao mercado”, explica a pesquisadora.

SEM COMENTÁRIOS