Até o dia 29 de janeiro, os amantes das artes terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do artista Maurício Costa, na Galeria do Centro Cultural (Rua Dr. Cassiano, 130, Centro), sempre de segunda a sexta, das 9 às 17h. É o Projeto Tudoaver, que volta com força total em 2016, reafirmando a parceria com o Big Shopping.

“Além do Real” é uma mostra de pinturas e fotografias editadas, em que o artista explora os conceitos de realidade, hiper-realidade e surrealismo, provocando múltiplas indagações: o que é real? O que é imaginário? O que é ficção? O que é virtual? O que é concreto? O que é verdade? O que é mentira?

JC1092-1101

Com técnica apurada, Maurício Costa produz e reproduz uma metarrealidade ou suprarealidade, criando e recriando imagens sob ação do inconsciente e da razão, manipulando símbolos e conceitos, compondo e sugerindo significados, para além da pintura.
A exposição apresenta 15 pinturas medindo aproximadamente 80×60 cm, e também 10 gravuras digitais com imagens fotográficas editadas das cenas pintadas, estabelecendo um paralelo pintura/desenho/fotografia.

Maurício Costa, artista autodidata e designer gráfico, explica que “A arte deve ter sempre uma relação de interatividade com o observador. Não só provocar um estado de espírito, mas no meu caso, buscar sentimentos inconscientes. Na minha pintura tento usar, além do tema, a própria técnica para atrair a atenção do espectador.

A exposição tem a curadoria de Giuseppe da Costa, poeta, jornalista literário, produtor cultural e amigo do artista, que assim define: …”num misto de hiper-realismo e surrealismo, Maurício utiliza não mais reagentes como reveladores de suas imagens fotográficas. Sua química é baseada em softwares, tecnologia, um olhar atento e observador, técnica e domínio de desenho e pintura, desbravando outros mundos, conectado no virtual e no inconsciente coletivo, para produzir arte na ponta dos pincéis”…

SEM COMENTÁRIOS