Corrupção

0
716

O Dia Internacional Contra a Corrupção será lembrado na próxima quinta-feira, dia 10, das 13h30 às 17h, no auditório Prefeito Evaristo Belém, na sede da prefeitura, em meio a uma avalanche nacional de denúncias de corrupção, de pedido de impeachment, da Lava Jato, de cassação parlamentar. O objetivo é debater questões relativas à ética, integridade, transparência e o papel de cada um dos atores públicos e da sociedade civil, no combate à corrupção. O evento é gratuito e para participar é necessário fazer a inscrição prévia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.contagem.mg.gov.br.

O painel “Ações de prevenção e combate à corrupção” vai contar com a participação de representantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, dos tribunais de Contas do Estado e da União e da Controladoria-geral do Estado.

De acordo com o controlador-geral de Contagem, Vanderlei Silva, a iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal de dar transparência às suas ações e promover a participação dos contagenses.

A data é emblemática, mas o combate à corrupção não deve se restringir apenas ao dia 9 de dezembro. A luta contra a corrupção deve ser diária e constante, por isso continuamos aperfeiçoando os mecanismos que promovem o controle social, a transparência, a ética e a fiscalização do bem público.

Definição – No dia 9/12/2003, na cidade de Mérida, no México, mais de 110 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.