O Sistema FIEMG acaba de lançar o Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais. Ele é integrante do Programa de Competitividade Industrial Regional que é executado desde 2013 e possui como objetivo entregar propostas de desenvolvimento para 21 setores dinamizadores da economia do estado.

Durante esses dois anos, o intuito do projeto foi a de construir uma agenda compartilhada entre empresários, formuladores de políticas públicas e privadas de interesse industrial, universidades, além de centros de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia.

O PCIR foi dividido em quatro etapas. A primeira delas consistiu no diagnóstico setorial e econômico das 12 regiões de planejamento estabelecidas pela FIEMG. Na segunda fase foram definidos os setores mais dinamizadores de cada regional do estado. Já a terceira etapa do projeto se baseou na elaboração da estratégia setorial e regional por meio de encontros setoriais com a participação de especialistas. Com a consolidação do conteúdo das etapas anteriores, foram elaborados os Planos de Desenvolvimento Industrial para todas as regionais de Minas Gerais.

Foram convidadas entidades participantes do Programa que contribuíram com apoio técnico e também entidades governamentais para que haja a contribuição estratégica necessária. Entre eles: Sindicatos Patronais, empresas participantes, associações específicas dos setores estudados, especialistas contratados, Universidades e Cen- tros de Pesquisa, equipe interna do Sistema FIEMG e do Sebrae MG e Governo Municipal, Estadual e Federal.

O lançamento do plano marca a realização de compromissos entre o poder público, a indústria e a sociedade, garantindo que as ações propostas sejam efetivamente executadas por todos os envolvidos na missão de desenvolver a indústria mineira, com sinergia e harmonia entre as diferentes esferas de atuação.

Copasa busca fornecedores mineiros

JC1090-0602O Projeto Forte é uma iniciativa da FIEMG para promover a aproximação entre empresas com projetos de investimentos e empresas mineiras fornecedoras de produtos e/ou serviços. Na edição do próximo dia 10, no auditório da Federação no bairro Funcionários, a participação é da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa-MG.

A Copasa é uma empresa de economia mista. Sua principal atividade é prover soluções em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, compreendendo desde as atividades de planejamento e elaboração de projetos até sua execução, ampliação, remodelagem e exploração dos serviços de saneamento. Em 2015, os investimentos atingiram cifras da ordem de R$ 500 milhões.

Oportunizando novos negócios às indústrias mineiras, será realizado o Projeto Compre Bem após o Projeto Forte, para as empresas participantes que atendam as necessidades da companhia. O Projeto tem como objetivo, identificar e captar novos fornecedores dentro do estado de Minas Gerais. Informações adicionais pelo 3263 – 4354.

SEM COMENTÁRIOS