Eco! Esse é o coro de crianças e adolescentes da Vila São Paulo em Contagem em prol do meio ambiente. Em 2015, essas crianças revitalizaram praças, elaboraram um jornal sobre ecologia, reciclaram e reaproveitaram materiais descartáveis, e agora irão fechar o ano apresentando o espetáculo de música, dança, teatro e artes plásticas: “Eco – Por um mundo sustentável”, hoje, dia 27, sexta-feira, às 20hs, no Teatro Ney Soares da UNIBH (Rua Diamantina 567, Lagoinha em Belo Horizonte).

Esses atores da cidadania participam do projeto social Programa Ser Parte, que escolheu como temática pedagógica anual o meio ambiente. A metodologia adotada pela instituição pressupõe uma ação ativa, em que o educando percebe-se responsável pelo espaço que ocupa e sente-se capaz de intervir na sua realidade.

JC1089-0603O atual cenário brasileiro, da falta d’agua, altas temperaturas e desastres ambientais motivou a definição da temática meio ambiente.

Avaliamos que era fundamental conscientizar os educandos que a preservação do meio ambiente passa por cada um de nós. Reciclar, reduzir o consumo, fechar a torneira, jogar o lixo na lixeira, são atitudes que fazem a diferença e que todos devem ter no dia a dia, comenta a coordenadora de projetos sociais Aline Oliveira.

A equipe de educadores da instituição escolheu como foco da temática meio ambiente os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. A intenção foi salientar a riqueza dos elementos da natureza e o impacto da falta deles na vida de todos. A partir desse foco, foram realizadas atividades de formação no apoio escolar e definido a concepção artística do espetáculo de fim de ano.

O espetáculo terá a presença de 120 crianças e adolescentes que se revezarão no palco para apresentar os resultados das oficinas que participaram durante todo o ano: dança contemporânea, ballet, percussão, flauta doce, atividades esportivas, teatro, artes plásticas e as oficinas de leitura realizadas em parceria com a UNIBH e Fundação Vicintin. Com repertório musical de Djavan, Nação Zumbi, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Titãs, o espetáculo ECO pretende emocionar o público.

JC1089-0602Realce – O figurino e o cenário serão o grande diferencial do espetáculo. Todas as peças foram elaboradas com materiais reciclados e produzidos pelos educandos. “A prática é o melhor exemplo. Aplicamos o conceito de 5Rs na construção do cenário e figurino para mostrar aos educandos que isso é possível” comenta Ana Rita de Macedo Moura, presidente do Programa Ser Parte.

O processo formativo foi intensificado com a elaboração de um jornal dentro da temática meio ambiente. Os educandos realizaram uma saída fotográfica na comunidade e depois elaboraram textos retratando a questão ambiental. O resultado deste trabalho será divulgado no dia do espetáculo.

O espetáculo, voltado para o público em geral, terá entrada gratuita. Os convites serão disponibilizados com confirmação de presença via e-mail: recepcao@serparte.org.br ou telefone 3331-1789.

SEM COMENTÁRIOS