O jovem que deixou de estudar e quer retornar aos estudos tem agora nova oportunidade para programar a sua volta às salas de aula no ano que vem. Já teve início o chamado aos jovens que querem voltar a estudar em 2016 em qualquer nível da Educação Básica em Minas Gerais. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação faz parte da Virada Educação Minas Gerais, movimento que quer criar uma escola sintonizada com a realidade da juventude a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar e da sociedade.
Para atender ao chamado para o retorno aos estudos, o adolescente deverá preencher o formulário online disponível no site na Secretaria de Educação. Ele poderá acessar o formulário de qualquer local com acesso à internet ou se dirigir a uma escola da rede estadual para realizar sua inscrição por meio do formulário. As 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado também poderão ser procuradas pelos interessados.

JC1087-0702

No formulário, além dos dados pessoais, o interessado vai informar o nível de estudo concluído, o município de residência e indicar até três escolas onde gostaria de estudar em 2016, dentre outras informações. De posse dos dados, a SEE vai analisar a demanda por vagas e direcionar o jovem para o local mais adequado à reinserção na escola.
VEM – A Virada Educação é uma grande mobilização para trazer o jovem de volta à escola, especialmente aqueles entre 15 a 17 anos. Cerca de 158 mil jovens em Minas desta faixa etária não estão na escola.

O chamamento se junta a outras iniciativas da Virada que acontecem no Estado desde o mês de julho (acesse o sitehttp://novotempo.educacao.mg.gov.br/ para saber mais). O movimento busca entender as causas da evasão escolar dos jovens e criar condições para que a escola seja mais atrativa e conectada à realidade desses sujeitos.