Recursos assegurados

0
544

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, participou da solenidade de inauguração da nova UPA JK. O espaço oferecerá atendimento nas especialidades clínica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica e capacidade de atendimento para 400 pessoas/dia.

A UPA é um programa federal que contribui para a expansão do atendimento de urgência e emergência em todo o país. Isso, sem dúvida, representa uma oportunidade de atendimento para muita gente, afirma o secretário.

Segundo Fausto dos Santos, a UPA possui função essencial no sistema de urgência, pois desafoga os grandes prontos socorros, permite o acesso mais perto das pessoas e permite maior agilidade no atendimento.

Ainda de acordo com o secretário, o Governo de Minas Gerais aprovou a participação do Estado no custeio de todas as Unidades de Pronto Atendimento de Minas. “Esperamos que, com essa participação, possamos estimular outros municípios a terem o mesmo privilégio que a população de Contagem está tendo hoje”, complementa.

Estrutura – A UPA JK tem 2.500 m² em três andares e irá receber mensalmente R$ 125 mil reais em recursos estaduais para custeio. Ela vai funcionar 24h por dia e conta com 42 leitos; laboratório para exames internos; sala de medicação com seis cadeiras; sala de curativo; de sutura; de gesso; farmácia; serviço social; sala de classificação de risco; sala de Raio X e seis consultórios médicos.